Print E-mail
banner_anjas

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Fax 21 798 21 38
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 

 

Labirinto de Letras Editores

 

 

 

 

 


Anjas do nosso mundo

LANÇAMENTO | 2 nov. '15 | 18h00 | Auditório BNP | Entrada livre

Apresentação por Maria João Fernandes de álbum de desenhos do escultor Francisco Simões com textos de sete escritoras portuguesas e introdução de Guilherme d'Oliveira Martins, numa edição da Labirinto de Letras.

O apelo provém dos desenhos de Francisco Simões sobre «anjas», essas figuras que o seu traço captou entre o mítico, o simbólico e o teológico. Sete autoras escreveram em torno de três desenhos cada: Isabel Mendes Ferreira, Isabel Ponce de Leão, Maria do Rosário Pedreira, Maria Teresa Horta, Patrícia Reis, Teolinda Gersão e Teresa Martins Marques.

«Muitas vezes tem sido feita a pergunta: «E se Deus for uma Mulher?» É natural que a interrogação se ponha, sobretudo sabendo, como S. João no-lo ensina, que a Deus ninguém o viu. A reflexão merece ser feita, muito para além de quaisquer tentações simplificadoras. A tomada de consciência dos limites, a compreensão da Transcendência, a consideração da igualdade e da diferença, a realidade complexa que formamos e que nos cerca – tudo nos conduz à noção complexa e fecunda da dignidade humana, envolvendo a mulher e o homem.

Ao vermos as obras de Francisco Simões aqui dadas à estampa e ao lermos os textos que as completam, compreendemos que o artista e as artistas que o ilustram pela palavra nos vêm dizer que a realidade humana, etimologicamente de «húmus», terra, é profundamente feminina, nas suas origens e força e na sua diversa complexidade...», escreve Guilherme d' Oliveira Martins no preâmbulo da obra.