Biblioteca Nacional de Portugal
Serviço de Actividades Culturais
Campo Grande, 83
1749-081 Lisboa
Portugal
Informações e marcação de visitas:
Serviço de Relações Públicas Tel. 217982167 e 217982434
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

|
Homens e Medicamentos. História da Farmácia e da Terapêutica
LANÇAMENTO | 26 out. '22 | 18h00 | Auditório | Entrada livre
Este livro, resultado de vários anos de investigação de José Pedro Sousa Dias, visa fornecer uma visão diacrónica e de conjunto da evolução do medicamento, da profissão e das ciências farmacêuticas ao longo da história.
O autor dá-nos a conhecer as principais ideias científicas e técnicas envolvidas no conhecimento, produção e uso de medicamentos nos diferentes períodos históricos, contextualizando essas ideias no âmbito mais geral da história do pensamento filosófico e científico.
É-nos ainda apresentada a dinâmica da profissão e das ciências farmacêuticas no contexto das transformações sociais, económicas, políticas e religiosas; e as interações entre a farmácia e as restantes ciências e profissões da saúde.
Sobre o Autor
José Pedro Sousa Dias é Professor Associado na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, onde leciona História da Farmácia e da Terapêutica. Tem centrado o seu percurso como investigador na História das Ciências da Saúde. É investigador integrado do Instituto de História Contemporânea - Grupo de Investigação Ciência (IHC - NOVA FCSH / Pólo da Universidade de Évora).
Foi diretor do MUHNAC - Museu Nacional de História Natural e da Ciência/Museus da Universidade de Lisboa, entre 2012 e 2019.
Atualmente mantém o blogue Viridarium (viridarium.blogspot.com). É autor, entre outras, das obras A Água de Inglaterra: Paludismo e Terapêutica em Portugal no século XVIII (Lisboa: Caleidoscópio, 2012), Droguistas, boticários e segredistas: Ciência e Sociedade na Produção de Medicamentos na Lisboa de Setecentos (Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian/ Fundação para a Ciência e a Tecnologia, 2007) e A Farmácia em Portugal: Uma introdução à sua História. 1338-1938 (Lisboa: Associação Nacional das Farmácias/INAPA, 1994).
|