Print E-mail
banner_f_pessoa

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

 

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Fax 21 798 21 38
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 



Ciclo de Conferências


Tópicos Pessoanos

Fernando Pessoa e o Livro do Desassossego: uma escrita que não cessa de escrever-se, por Diego Giménez

CONFERÊNCIA | 29 janeiro '15 | 18h30 | Auditório BNP | Entrada livre

Quarta de uma série de conferências sobre Tópicos Pessoanos organizadas no âmbito do projecto de investigação Estranhar Pessoa que abrem um espaço de divulgação e debate de novas ideias em torno da obra do Poeta. Comentário por Gustavo Rubim.


O que é o Livro do Desassossego é uma pergunta que emerge quando se investiga o espólio de Fernando Pessoa e as edições que cada especialista arruma numa manifestação concreta. O Livro caracteriza-se pelo seu estado inacabado, o que motiva diferentes interpretações da obra. A análise dos manuscritos e datiloscritos obriga a uma tipologia do fragmento que se relaciona com um determinado deslocamento, uma determinada forma de ser e estar no mundo. A hipótese que esta comunicação levanta é a de que a escrita no Livro do Desassossego não cessa de escrever-se, portanto, não cessa de editar-se, não cessa de realizar-se e não cessa de nominar-se.


Diego Giménez é licenciado em Filosofia na Universidade de Barcelona (UB) e mestrado em Estudos Literários na mesma universidade, tem realizado diferentes actividades relacionadas com a literatura e o jornalismo. Trabalhou na redacção de LaVanguardia.com e co-fundou em 2008 Revista de Letras. Atualmente realiza um doutorado em literatura e pensamento na UB, onde investiga o Livro do Desassossego de Fernando Pessoa, sob a tutela da Dra. Elena Losada e da Dra. Isabel Soler. É também bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian e investigador na Universidade de Coimbra, onde trabalha no projeto financiado pela FCT «Nenhum Problema tem Solução: Um Arquivo Digital do Livro do Desassossego» PTDC/CLE-LLI/118713/2010.